top of page

Glaucoma e a Cannabis Medicinal

Atualizado: 10 de fev. de 2023


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo, ficando atrás apenas da catarata. A doença causa aumento da pressão interna do olho e alteração no fluxo sanguíneo, o que pode afetar o campo visual e levar até a cegueira permanente, se não tratada corretamente.

O glaucoma é uma enfermidade silenciosa, que se desenvolve de forma lenta durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma. Eles aparecem apenas na fase avançada — quando a pessoa começa a esbarrar em coisas — com a perda da visão periférica. Ou seja, a evolução do glaucoma faz com que os acometidos pela doença só consigam ver elementos localizados exatamente à sua frente e, tudo o que faz parte da visão lateral ou periférica fica comprometido. Predisposição genética e o uso de medicamentos contendo corticosteroides por períodos prolongados, são alguns dos fatores do seu desenvolvimento. Exames de rotina podem detectar a doença ainda nos estágios iniciais, e os tratamentos são bastante eficazes no controle da pressão ocular.

O uso de cannabis medicinal tem sido proposto como uma possível opção para auxiliar no tratamento do glaucoma. E, Os compostos presentes nos medicamentos à base de cannabis medicinal tem propriedades vasodilatadoras, o que significa que podem ajudar a reduzir a pressão intraocular. Alguns estudos sugerem que o THC (tetrahidrocanabinol) pode ajudar a proteger o nervo óptico contra o dano causado pela pressão elevada.


Mas, é sempre (mega, ultra, hiper) importante lembrar! Tratamentos tradicionais não devem ser substituídos por medicamentos à base de cannabis e sim usados em conjunto para a melhora dos sintomas. Consulte sempre um médico de confiança.



Comments


bottom of page