top of page

Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e o uso do CBD

Atualizado: 2 de fev. de 2023


A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa rara e progressiva que afeta os nervos que controlam os músculos esqueléticos, que causam fraqueza muscular e dificuldade de locomoção. A cannabis medicinal tem sido estudada como possível tratamento para a ELA, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e neuroprotetoras.


Estudos pré-clínicos sugerem que o uso de cannabis medicinal pode ajudar a prevenir ou reduzir os sintomas da ELA, através da inibição da inflamação, da proteção dos neurônios motores e dos efeitos antioxidantes. E também mostraram que o CBD (canabidiol) e o THC (tetra-hidrocanabinol) podem ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes como no alívio dos sintomas de perda de apetite, depressão, dor, salivação abundante, na redução de espasmos musculares, na melhora da capacidade de ingerir alimentos e na indução do sono.


No entanto, é importante lembrar que a maioria dos estudos sobre cannabis medicinal e ELA foram realizados em animais e modelos celulares, e ainda há a necessidade do desenvolvimento de pesquisas clínicas em humanos para confirmar esses resultados. Ainda, os tratamentos se concentraram apenas no alívio dos sintomas relacionados à ELA, não no controle da progressão da doença.


A ELA é uma doença grave, jamais use um medicamento sem orientação médica.



Kommentarer


bottom of page