A depressão é uma doença crônica. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mais de 300 milhões de pessoas são acometidas por ela em todo o mundo. Esta condição se caracteriza pela longa duração da doença e por sua intensidade (moderada a grave). É importante não confundi-la com flutuações de humor e com respostas emocionais de curta duração, afinal quem nunca teve um siricutico na vida?
Uma pessoa com depressão sente tristeza profunda, mesmo sem causas aparentes, não consegue reagir a estímulos de alegria, de realização ou de contentamento. É comum acontecer um isolamento social. A vontade de realizar atividades, encontrar com amigos, sair de casa e, até mesmo, de realizar cuidados pessoais (como tomar banho) desaparece. Ela ocorre pela falta da produção de serotonina em nosso organismo.
Os principais sintomas da depressão são:
Irritabilidade, ansiedade e angústia;
Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas;
Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer;
Desinteresse, falta de motivação e apatia;
Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero e desamparo;
Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa auto-estima;
Sensação, inutilidade, ruína e fracasso;
Interpretação distorcida e negativa da realidade;
Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento;
Diminuição do desempenho sexual;
Perda ou aumento do apetite e do peso;
Insônia ou despertar matinal precoce;
Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos;
Depressão tem cura?
Sim, a depressão tem cura. A doença exige acompanhamento médico, seguindo todos os protocolos recomendados, para que o tratamento seja eficaz. Algumas pesquisas sugerem que os compostos canabinoides presentes na planta da cannabis medicinal, como o CBD e o THC, podem ajudar a aliviar seus sintomas. Isto acontece porque os componentes aumentam a produção de serotonina e diminuem a produção de cortisol que aliviam a ansiedade, o estresse e as tensões comuns em pacientes com a doença.
A Cannabis é uma planta inteligente, seus estudos tiveram avanços significativos ao longo dos anos e há quem diga que ela é uma espécie de "faz tudo" farmacológico. Os tricomas da sua flor proporcionam uma regulagem integral ao corpo humano. E o aspecto extraordinário do tratamento com a Cannabis Medicinal é que seus compostos restauram não apenas a saúde física e mental, mas também, trazem equilíbrio e bem-estar a pacientes em diferentes estágios de uma doença. Por isto, o foco do tratamento está no indivíduo, não na doença propriamente dita. Dá ou não dá match com a depressão?
Comments