top of page

Anorexia Nervosa e CBD

Atualizado: 2 de fev. de 2023


Segundo o Drauzio Varela:

Anorexia nervosa é um distúrbio alimentar resultado da preocupação exagerada com o peso corporal e que pode provocar problemas físicos graves. A pessoa se olha no espelho e, embora extremamente magra além da conta, se enxerga obesa. Com medo de engordar ainda mais, exagera na atividade física, jejua, vomita, toma laxantes e diuréticos. A doença se manifesta principalmente em mulheres jovens, embora sua incidência esteja aumentando entre homens. Às vezes, os portadores do transtorno chegam rapidamente à caquexia, um grau extremo da desnutrição. Pesquisas mostram que, nesses casos, os índices de mortalidade variam entre 15% e 20%.

Alguns estudos sugerem que o uso da Cannabis medicinal, para tratar os sintomas da anorexia nervosa, aumenta o apetite e melhora a digestão dos pacientes. O composto ativo THC (tetrahidrocanabinol) é o principal responsável pela resposta terapêutica. Um dos motivos, é porque ele atua diretamente em nosso no sistema endocanabinóide (responsável por manter a homeostase do nosso corpo).

Quando o THC está associado ao CBD (canabidiol) os efeitos farmacológicos são potencializados e ajudam a reduzir a ansiedade e a depressão — condições comumente associadas a pacientes que sofrem de anorexia nervosa. Ambas são desencadeadas por momentos de forte estresse, pós traumas e por distúrbios psicológicos relacionados aos padrões de beleza impostos pela sociedade.

Se você sofre com anorexia, saiba que é mais linda nas suas medidas naturais! A cannabis medicinal pode ser um adjuvante no tratamento, mas você vai precisar de ajuda médica para dosar o medicamento.



Comentários


bottom of page