Um acidente vascular cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame cerebral, pode ser isquêmico ou hemorrágico. Conheça abaixo as principais diferenças entre eles:
Um Acidente Vascular Isquêmico é caracterizado pela falta de circulação no cérebro, provocado pela obstrução das artérias por ateromas, trombose ou embolia. Ele ocorre mais comumente em pessoas idosas, além de, portadores de diabetes, colesterol elevado, hipertensão arterial, problemas vasculares e em fumantes ( — Ei, fumantes! Prestem atenção nisso?!).
Já o Acidente Vascular Hemorrágico é um sangramento cerebral provocado pelo rompimento de uma artéria ou de um vaso sanguíneo, por conta de hipertensão arterial, problemas na coagulação do sangue ou traumatismos. Pode ocorrer em pessoas mais jovens e, em geral, sua evolução é mais grave.
Como reconhecer os sintomas de um AVC? Perda repentina da força muscular ou da visão (às vezes ambas); dormência na face, nos braços ou nas pernas; fala arrastada; dificuldade repentina de compreensão, tonturas, formigamento num dos lados do corpo e alterações da memória são os principais sintomas de um AVC. Eles representam risco à sua saúde, procurar um médico é a coisa certa a se fazer. Em um momento como este, minutos são essenciais!
O protocolo de tratamento do AVC inclui medidas para restaurar o fluxo sanguíneo do cérebro e prevenir danos adicionais com medicamentos trombolíticos e anticoagulantes. Estudos indicam que os compostos presentes na cannabis, têm efeitos neuroprotetores e anti-inflamatórios — que podem ajudar na prevenção dos danos cerebrais, na recuperação do AVC e no alívio das dores.
No entanto, é importante lembrar que medicamentos à base de cannabis medicinal não podem ser considerados como tratamento exclusivo para o AVC. Converse com seu médico. Não coloque em risco sua vida ou de quem você ama.
Comments